quarta-feira, 4 de abril de 2012

FERNÃO DE MAGALHÃES GONÇALVES

OS DENTES DO LEITE


Quem matou Jesus Cristo? e a terra
abriu-se
redonda e repetida
o véu do templo rasgou-se-me nos olhos e
cá dentro a infância
dividiu-se

Quem matou Jesus Cristo? perguntava o
reitor de mão esticada e
estalada
nas ventas de quem tivesse a fé mal informada

contra mim te escrevo e sobre mim
ao compasso do meu sangue e
à luz da
tua lâmpada de azeite que
me abriu o teu nome e os meus pecados na
letra de cem catecismos rasgados
com os dentes do leite.

Poema de FERNÃO DE MAGALHÃES GONÇALVES
Livro - MEMÓRIA IMPERFEITA

2 comentários:

  1. A impulsividade, a autenticidade e a transparência de Fernão de Magalhães Gonçalves...

    ResponderEliminar
  2. Este poema é apaixonante e mexe com todos nós...

    ResponderEliminar