Porque razão escolheu António Fortuna desvendar os sentimentos que experimentou frente ao Douro terra/Douro rio sob a forma de uma sonata? ...António Fortuna brinda-nos com catorze momentos musicais italianos. Assim sendo, o livro deveria chamar-se mais adequadamente Sonetos ao Douro. Seria de facto, mais preciso, não fossem as variações de que este livro é feito...
Toda a alma é uma música que se toca...
"Compreendi, então,que a vida não é uma sonata que, para realizar a sua beleza, tem de ser tocada até ao fim.Dei-me conta, ao contrário, de que vida é um álbum de minisonatas.Cada momento de beleza vivido e amado, por efémero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade". (...) In Sonata ao Douro
A TARTARUGA é um projecto cultural e humanista, divulga e enobrece a língua e a cultura portuguesas.
Para Platão, a inspiração poética está ligada ao entusiasmo e à posse do sentido do divino.
Para Aristóteles, a poesia, qualquer que seja o seu objecto, heróica ou satírica, e a sua forma, dramática, lírica ou épica pertence às artes de imitação. Enraizada na natureza, a poesia é o lugar de uma verdade mais filosófica e universal do que a simples exactidão histórica.
Porque a história da nossa literatura o impõe e o seu objectivo final é levar aos leitores o registo escrito do pensamento e criatividade que brotam de fontes inesgotáveis aqui estamos, cada vez mais, mostrando a nossa língua no seu melhor e demonstrando que é uma língua viva comunicante, bela e com uma identidade inquestionável.
A essência da escrita é deliciar os leitores e os autores depois da execução lírica, captando cada instante com emoções e atraídos pela maravilhosa interpretação de palavras e imagens representadas e delineadas em cada página do livro.
Porque razão escolheu António Fortuna desvendar os sentimentos que experimentou frente ao Douro terra/Douro rio sob a forma de uma sonata?
ResponderEliminar...António Fortuna brinda-nos com catorze momentos musicais italianos. Assim sendo, o livro deveria chamar-se mais adequadamente Sonetos ao Douro.
Seria de facto, mais preciso, não fossem as variações de que este livro é feito...
Toda a alma é uma música que se toca...
"Compreendi, então,que a vida não é uma sonata que, para realizar a sua beleza, tem de ser tocada até ao fim.Dei-me conta, ao contrário, de que vida é um álbum de minisonatas.Cada momento de beleza vivido e amado, por efémero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade". (...)
In Sonata ao Douro
Toada de Trás-os-Montes
ResponderEliminarCantai penedos
Cantai ao vento
Tecei enredos
Livres no tempo.
Dançai ó nuvens
Dançai no ar
Águas vertigens
Vindas do mar.
Vindes de longe
P'ra Trás-os-Montes
Cela de monge
Terra de fontes.
Chorais a dor
Rides ao sol
Pintais de cor
Um girassol.
Encheis os rios
Fazeis fragor
Vindes com brios
Aprender amor.
Cantai penedos
Cantai ao vento
Tecei enredos
Livres no tempo.
In Sonata ao Douro de António Fortuna