sexta-feira, 30 de maio de 2025
terça-feira, 27 de maio de 2025
sábado, 24 de maio de 2025
BIOGRAFIA . FERNÃO DE MAGALHÃES GONÇALVES, de MANUELA MORAIS
(...)
É indiscutível e unânime que a verdade e o estudo do crescimento interior e do cosmos amplia a estética da evolução do pensamento. Quando o contexto histórico influencia a versão robusta da emancipação mental, o caminho será mais dócil com uma série de acontecimentos que mudarão a vida e o pensamento, imprimindo uma edificante, gloriosa e luminosa responsabilidade de adquirir conhecimentos...
(...)
sábado, 17 de maio de 2025
sexta-feira, 16 de maio de 2025
segunda-feira, 12 de maio de 2025
CÂMARA MUNICIPAL DE MURÇA - Apresentação do Livro BIOGRAFIA , dia 10 de Maio, sábado, pelas 11 horas.
Apresentação do Livro
BIOGRAFIA
FERNÃO DE
MAGALHÃES
GONÇALVES
Por
MANUELA MORAIS
quinta-feira, 8 de maio de 2025
quarta-feira, 7 de maio de 2025
BIOGRAFIA . FERNÃO DE MAGALHÃES GONÇALVES, de Manuela Morais.
(...)
Fernão de Magalhães Gonçalves viveu menos de meio século, exactamente, e, apenas, quarenta e cinco anos de idade, mas produziu uma Obra com uma enorme e inegável qualidade. Circundou o globo terrestre, como o seu homónimo, o grande navegador. As suas preocupações existenciais caminhavam para lá do conhecimento das verdadeiras potencialidades de saber encontrar o caminho pessoal aliado à nossa imaginação. Foi, sem dúvida, um destacado Poeta, Professor e Escritor. No ensino destacou-se com um enorme sucesso a divulgar a Língua e a Cultura portuguesas, nas Universidades de Granada, em Espanha, e em Seoul, na Coreia do Sul. É considerado o melhor e o mais profundo estudioso da grandiosa Obra do ilustre, e, também, transmontano Miguel Torga.
(...)
Biografia. FERNÃO DE MAGALHÃES GONÇALVES, páginas 21 / 23.
Autora . Manuela Morais
domingo, 4 de maio de 2025
BIOGRAFIA . FERNÃO DE MAGALHÃES GONÇALVES, de MANUELA MORAIS.
Biografia é o registo rigoroso e exaustivo da história de uma vida, na perspectiva de quem acompanhou, ao lado, essa vivência em contínua e inequívoca interacção. A realidade deverá ser contada de modo espontâneo, não se pode apagar ou adulterar a memória, distorcer, maquilhar a verdade, enaltecer de forma desmerecida, ou tendenciosa. Não deve ser escrita com a total racionalidade, pois as emoções e os sentimentos são o que de mais puro e humano tem maior evidência na relação das criaturas!
Fernão de Magalhães Gonçalves amava, em profundidade, os livros, as pessoas e todas as formas da criatividade! Possuía um verdadeiro encanto original. Mostrava-se jovial, natural, e o seu olhar, com a cor da avelã, transmitia uma personalidade sensível e sensual. (...)
Manuela Morais
BIOGRAFIA de FERNÃO DE MAGALHÃES GONÇALVES, pág. 11

